AS MELHORES
COMBINAÇÕES
DE FUNGOS
PARA O SEU
CULTIVO

Trio Solo

TRICHODERMA HARZIANUM

O que é:

É um fungo que atua no sistema radicular das plantas e promovem incrementos de produtividade tanto pelo controle de fitopatógenos quanto pela promoção do crescimento vegetal.

Como funciona:

Os mecanismos de ação utilizados pelo Trichoderma no controle de patógenos de plantas são competição, antibiose, parasitismo e indução de resistência. Na competição o patógeno é o antagonista,  disputam os mesmos recursos para sobreviver. Estes recursos são principalmente alimento e espaço.

POCHONIA CHLAMYDOSPORIA

O que é:

O fungo Pochonia Chlamydosporia parasita ovos de fêmeas de nematóides, além de colonizar raízes e apresentar habilidades saprófiticas.

Como funciona:

O fungo também é capaz de formar clamidósporos, que atuam como estruturas de sobrevivência. Esse fungo libera exoenzimas que são responsáveis pela desintegração parcial da camada vitelínica dos ovos, seguida da penetração da hifa e a dissolução enzimática das camadas de quitina e de lipídios. Além do parasitismo, o fungo inibe diretamente o desenvolvimento embrionário do nematóide, sendo que a liberação de enzimas aumenta a permeabilidade da casca do ovo e facilita a passagem de micotoxinas, impedindo a eclosão de juvenis de segundo estádio.

PURPUREOCILLIUM LILACINUM

O que é:

O fungo Purpureocillium Lilacinum é um micro organismo que parasita os ovos de diferentes espécies de nematóides que causam danos as culturas agrícolas.

Como funciona:

O desenvolvimento desse fungo ocorre no solo onde a interação química detecta o seu hospedeiro,  realizando assim o parasitismo dos ovos de nematóides, tornando-se um importante agente de controle biológico. Por sua vez, os fitonematóides estão a cada ano preocupando os produtores de diferentes culturas devido ao seu hábito alimentar, atingindo as raízes das plantas e ocasionando perdas que podem destruir as lavouras quando não tratadas.

Trio Aéreo

BEAUVERIA BASSIANA

O que é:

Beauveria Bassiana é um fungo ascomiceto entomopatogênico, ou seja, fungo com capacidade de causar doenças em insetos. Representa um dos fungos mais estudados e comercializados no controle microbiano de pragas no mundo.

Como funciona:

Na hemolinfa do inseto, o fungo se multiplica e logo há uma massa hifal considerável. O inseto morre e assim, com o esgotamento dos nutrientes, se houverem condições favoráveis, o fungo emerge, exteriorizando suas hifas e assim, formando uma massa branca na superfície do cadáver.

ISARIA FUMOSOROSEA

O que é:

Isaria Fumosorosea é uma espécie de fungo entomopatogênico que tem demonstrado potencial como agente de controle de inseto/praga na agricultura.

Como funciona:

Uma vez no interior do inseto, o fungo continua seu processo de desenvolvimento, onde também continua a liberar enzimas e metabólitos que acabam levando o hospedeiro à óbito.

METARHIZIUM ANISOPLIAE

O que é:

Dentre os vários a gentes de controle, os fungos entomopatogênicos, como Metarhizium Anisopliae, têm ganhado destaque devido à sua alta especificidade, eficácia e segurança.

Como funciona:

O Metarhizium é considerado um organismo benéfico, capaz de diminuir a população de uma praga ou doença e beneficiando um organismo, que pode auxiliar em processos metabólicos das plantas. Ele tem sido uma ferramenta indispensável nos dias de hoje para agricultura convencional e orgânica.

Logo Orgânica Fabio Barro - Branca PNG(2)

Ciência e tecnologia em Biologicos para Agricultura. 

Avenida Governador Luiz Rocha, s/n
bairro Setor Industrial Balsa, Maranhão, Brasil

NOtícias

Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos por e-mail.
Copyright © 2023 Todos os direitos reservados